camaleao_copy

animais que fazem camuflagem e mimetismo

Mimetismo vem de mimesis, palavra grega que quer dizer imitação, e faz parte do vocabulário clássico da filosofia, como em Platão e Aristóteles, na discussão sobre a arte imitar a vida.

 

O mimetismo dos animais também é chamado camuflagem, a capacidade de imitar elementos do ambiente para se esconder. Os soldados usam muito deste recurso deste tempos remotos, e modernamente é famoso o uniforme do exército brasileiro, por exemplo, com sua imitação de folhagem das selvas como recurso mimético.

Aprenderam isso com animais que fazem mimetismo e se camuflam de forma natural. Numa floresta como a amazônica encontramos inúmeros exemplos, e esse disfarce animal serve para ajudá-lo a predar mas especialmente para confundir seus predadores. Insetos são mestres na arte da camuflagem e mimetismo, não só o famoso camaleão, como inúmeros outros, por exemplo, o bicho-pau e o gafanhoto.

Também os peixes costumam se confundir com os ambientes, nas profundezas do oceano temos muitas espécies que fazem mimetismo.

 

Saiba mais sobre animais que fazem mimetismo:

Mimetismo na selva

Fotos de animais que fazem mimetismo e camuflagem.

2 comentários em “animais que fazem camuflagem e mimetismo”

Deixe uma resposta