pomba

é crime matar pombos?

As leis ambientais e o IBAMA proibem que se saia matando pombos, embora hajam algumas leis para o controle dessa praga urbana em cidades onde estão superpopulosos.

Se não pode matar o pombo, pelo menos é comum pedir para não os alimentá-los, e se você comer um sanduíche na rua, uma multidão de pombas pode girar ao seu redor, na forma de um assalto bruto, apesar da fama de recalcitrante e prudente que este animal possui.

Os pombos e os pardais são pássaros não-nativos da América, vieram levados pelo colonizador europeu. Apesar de inexplicavalmente serem o símbolo do Espírito Santo e da paz, os pombos eram comidos junto com os ratos na europa medieval. Evidentemente, também podiam ser estimados, e treinados. Na China o uso de pombos-correios ainda existe, sendo que a ave pode realizar incríveis façanhas nesse ofício. Veja mais aqui.

Eles, por essa aptidão urbana e proximidade com o ser humano, essa facilidade de se adaptar e comer quase de tudo, foram tomando conta da paisagem, sendo que as coloridas e às vezes ingênuas aves nativas, com seus cantos maviosos, que eram predominantemente silvestres, foram paulatinamente perdendo espaço e sumindo do país.

Um comentário em “é crime matar pombos?”

Deixe uma resposta