394px-Illustrerad_Verldshistoria_band_I_Ill_107

por que a filosofia começa com tales e este é considerado o primeiro filósofo da história?

A cidade de Mileto está localizada no que hoje é a Turquia, na Ásia Menor, na parte ocidental da Turquia, em seu litoral Oeste. Na antiguidade, porém, fazia parte da cultura grega, sendo pelos gregos colonizados. O Filósofo Tales nasceu na cidade de Mileto, tendo vivido no período compreendido entre o período de 624 a 546 a. C. É um período bastante anterior ao considerado da filosofia clássica, nas gerações de Sócrates, Platão e Aristóteles. Tales é o único nome citado em todas as listas dos lendários Sete Sábios da Grécia Antiga, sendo as mais famosas as fornecidas justamente por Platão e Aristóteles.

A filosofia, como todos sabem, é uma palavra grega. Quando os gregos falam dos filósofos anteriores está-se imbuído de um sentimento de pertença à civilização grega. Mas essa, apesar da sua antiguidade, era recente em relação à outras civilizações, como as da Ásia e do Egito. Tales mesmo bebeu na sabedoria dos egipcíos, o famoso teorema de Tales foi feito para o cálculo da altura de uma pirâmide a partir da sua sombra. Tales aprendeu os principios da geometria, palavra grega que se refere à realidade dos períodos da cheia do Rio Nilo, em que a terra se tornava fértil e era loteada para ser plantada.

O que distingue à filosofia grega de esforços empreendidos por outras civilizações é uma questão complexa. A história da Filosofia formatou Tales como o primeiro filósofo tanto pela própria deferência que ele gozava já na Antiguidade como para formatar uma visão da civilização ocidental com base na cultura grega, destoando de outras sabedorias por ser uma investigação racional que rompia com a explicação mítica ou religiosa do mundo. A questão do princípio fundamental ocupou vários filósofos antigos, e no caso de Tales, como é sabido, o elemento original é a água. Ou seja, uma explicação orgânica, imanente, precursora da ciência, que não recorre às forças da natureza engalopadas por divindades e personagens celestes pessoais agindo na construção do mundo.

Tales primeiro filósofo

Deixe uma resposta